Noite Europeia dos Investigadores (28 de setembro de 2018)
É já no dia 28 de setembro, no recém inaugurado Altice Fórum Braga (antigo Parque de Exposições de Braga).
Para além do nosso stand com desafios e experiências estimulantes, realizaremos alguns workshops de robótica e programação conforme a agenda que se segue:
-
CTEM CodeLab – Projeto RGB
19h30-20h30 / 22h30-23h30
Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrónica de hardware livre e de baixo custo que permite criações que apenas a imaginação consegue limitar. Nesta atividade pretende-se usar a robótica e a programação para potenciar o conhecimento científico-tecnológico, estimular a criatividade e experimentação e desenvolver a autonomia. Os participantes desenvolvem a capacidade de elaborar hipóteses na resolução de problemas e desafios; investigar e implementar soluções; estabelecer relações e tirar conclusões.
(Para maiores de 14 anos. Cada participante deverá usar o seu portátil.) -
CTEM RoboLab – Robótica educativa com Lego MINDSTORMS®
19h30-20h30 / 22h30-23h30
Nesta atividade pretende-se usar a robótica, a programação e todo o potencial que destas advém, para facilitar o processo de aprendizagem baseado na observação, prática e trabalho em grupo. A robótica educativa potencia o conhecimento científico-tecnológico, estimula a criatividade e experimentação e desenvolve a autonomia. Os participantes desenvolvem a capacidade de elaborar hipóteses na resolução de problemas e desafios; investigar e implementar soluções; estabelecer relações e tiram conclusões. (Para maiores de 6 anos.)
A entrada é livre, contudo é obrigatório proceder à inscrição. Para mais informações aceda através do link
https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/Noite-Europeia-dos-Investigadores.aspx
Tal como nos anos anteriores, os visitantes de todas as idades poderão observar e participar na realização de experiências, demonstrações e exercícios práticos, relacionados com as diversas áreas científicas.
Nesta edição o tema é a “Ciência na cidade” e procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionada com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural e natural como fator essencial à sustentabilidade.